Como consigo cancelar uma hipoteca? Desvendando o Mistério das Hipotecas.

Se possui um crédito habitação, é importante compreender como funcionam as hipotecas e a sua relevância como garantia ao banco, podendo ser canceladas em três situações distintas. Através da hipoteca, garante o pagamento do seu crédito habitação mesmo em casos de incumprimento, pois o imóvel hipotecado serve como garantia...
11 abr 2024 min de leitura

Se possui um crédito habitação, é importante compreender como funcionam as hipotecas e a sua relevância como garantia ao banco, podendo ser canceladas em três situações distintas. Através da hipoteca, garante o pagamento do seu crédito habitação mesmo em casos de incumprimento, pois o imóvel hipotecado serve como garantia para quitar a dívida. Mas vamos explicar tudo em detalhe.

O que é uma hipoteca?

Quando compra uma casa com crédito habitação, pode fazer uma hipoteca para garantir que o dinheiro emprestado pelo banco será pago. Resumidamente, trata-se de uma garantia que minimiza o risco de incumprimento, geralmente utilizando o próprio imóvel adquirido como garantia. No entanto, também é possível hipotecar o imóvel de terceiros, como o de familiares do mutuário do empréstimo.

Em que situações pode a hipoteca ser cancelada?

Existem três cenários principais que podem levar ao cancelamento da hipoteca: na venda de um imóvel hipotecado, no pagamento da dívida do crédito habitação ou na expurgação da hipoteca.

Venda de um imóvel com hipoteca: Ao vender uma casa financiada pelo banco, pode cancelar a hipoteca se o valor obtido com a venda for suficiente para quitar o empréstimo. Nesse caso, deve solicitar o cancelamento da hipoteca e registar a venda da casa para o novo comprador.

Pagamento da dívida do crédito habitação: Quando quita a dívida do empréstimo habitacional, pode solicitar o cancelamento da hipoteca, uma vez que não há mais necessidade de garantia. Após o cancelamento, o banco enviará um documento confirmando essa ação, e as suas obrigações contratuais estarão totalmente cumpridas.

Expurgação da hipoteca do imóvel adquirido: Caso compre uma casa hipotecada, pode cancelar a hipoteca após a aquisição, mas apenas por meio de um processo judicial. Após registar a compra, já não é mais responsável pelo pagamento da hipoteca anterior. No entanto, deve informar os credores, quitar todas as dívidas associadas à hipoteca ou chegar a um acordo de pagamento, podendo envolver uma quantia equivalente ao valor da compra do imóvel. Após esses procedimentos, deve iniciar um processo legal junto ao tribunal para comprovar que tudo foi feito corretamente.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
captcha
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.